-
Arquitetos: Maarten van Kesteren Architecten
- Área: 15700 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:MWA Hart Nibbrig
Descrição enviada pela equipe de projeto. A MBO Nimeto é uma escola vocacional para "criadores de espaços criativos", oferecendo cursos de pintura, restauração, estilismo e apresentação, confecção de placas, e afins. Seu prédio consiste em duas escolas vocacionais projetadas sob medida, construídas por volta de 1970: uma originalmente destinada à Escola Nacional de Pintores e a outra à Escola de Açougueiros dos Países Baixos. Embora tenham sido conectadas por adições posteriores, uma rua as separa. Ao longo de cinquenta anos, devido a diversas alterações, o layout do prédio tornou-se desequilibrado e inadequado para a filosofia educacional da Nimeto. Enquanto isso, um número crescente de alunos e novas perspectivas tornaram necessária uma transformação completa.
A Nimeto decidiu não seguir a prática comum nos Países Baixos, que envolve a demolição rotineira de prédios educacionais com mais de quarenta anos para substituí-los por novas construções. A escola reconheceu e valorizou as qualidades do prédio existente, entendendo que as escolas construídas dentro dos orçamentos atuais geralmente oferecem menos espaço e muitas vezes são construídas com um sistema modular que oferece pouca qualidade arquitetônica ou espacial. No projeto para a Nimeto, Maarten van Kesteren focou em desobstruir e abrir o prédio de cinquenta anos, transformando-o em uma unidade mais equilibrada.
O projeto aproveita as qualidades originais dos prédios, como sua amplitude e flexibilidade construtiva, usando a arquitetura dos anos 1970 como base para a escola do futuro. Van Kesteren fez quatro intervenções arquitetônicas principais para modificar o esquema original. Em três áreas, ele criou espaços abertos de vários andares cortando partes do piso de concreto. Esses vazios permitem a entrada de luz natural no prédio, além de criar conexões, pontos de orientação e áreas comuns.
A quarta intervenção envolve a adição de uma nova colunata e ponte que conecta os dois edifícios através da rua (que em breve será reduzida). Isso também cria outro espaço comum: um pátio verde no centro do complexo escolar, aberto também para a comunidade local. Onde antes havia espaço para estacionamento, agora crescem árvores e um mar de flores.
Para maximizar o espaço interno, o arranjo tradicional de salas de aula ao longo de corredores genéricos foi substituído por uma sequência de espaços abertos e contínuos. Algumas partes da escola foram construídas com a participação dos próprios alunos. As áreas do prédio que estão em bom estado foram restauradas de forma sutil e renovadas de maneira sustentável, como a impressionante oficina de pintura com seu telhado inclinado para aproveitar a luz natural do norte. O interior apresenta materiais e cores discretos, destacando a harmonia visual e proporcionando um palco para os vibrantes projetos dos alunos da Nimeto.